S E R V I Ç O S

O que podemos fazer por você?

Na Audiosom você encontra diversos procedimentos e exames que irão
melhorar sua qualidade de vida, confira abaixo!

Audiometria

O exame de audiometria tem por finalidade avaliar a audição do paciente, identificando sua capacidade para ouvir e interpretar sons.

Imitanciometria

Exame que tem como principal função verificar as condições da orelha média através da movimentação da membrana timpânica. 

Teste da Orelhinha

O Teste da orelhinha é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. É rápido, seguro e não provoca dores.

Teste da linguinha

O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.

Avaliação do processamento auditivo

O Processamento Auditivo Central (PAC) avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via o sentido da audição, ou seja, avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) às informações que o indivíduo escutou.

Audiometria de altas frequências

 Trata-se da avaliação dos limiares auditivos tonais aéreos na faixa de 9 kHz a 20 kHz, sendo um exame complementar importante na detecção precoce de perdas auditivas por lesão na base do ducto coclear.

Avaliação da Tuba auditiva

A imitanciometria ou impedanciometria é o exame que analisa a mobilidade da membrana timpânica, o funcionamento da tuba auditiva, os reflexos acústicos estapedianos e a integridade funcional do tímpano e dos ossículos presentes na orelha média. É realizado com uma sonda, fone unilateral e o imitanciometro.

Videotoscopia

Com a videotoscopia avalia-se o ouvido externo e a membrana timpânica com imagens bem mais detalhadas que o otoscópio tradicional. Infecções, inflamações, tumores, ruptura da membrana timpânica e otite média são os possíveis diagnósticos encontrados neste exame.

Terapia de Processamento auditivo

Tendo em vista a capacidade do cérebro, em se modificar, com estimulações intensas, o Treinamento Auditivo tem como objetivo e fortalecer estruturas cerebrais e redes neurais, responsáveis pelo Processamento auditivo Central (PAC). 

Bera (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral)

O sistema auditivo é constituído de estruturas sensoriais e conexões centrais,  responsáveis pela percepção e processamento dos estímulos sonoros. A integridade da audição garante o correto aprendizado da linguagem, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento humano.

Avaliação fonoaudiológica Acufenometria

O processo de avaliação fonoaudiológica inclui entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, aplicação de testes e procedimentos para identificar as habilidades e as fragilidades no desenvolvimento. Na maioria dos casos, é realizado contato com a escola para maior conhecimento do desempenho escolar do paciente.

O exame P300(Potencial Evocado Auditivo)

P300Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência, é um procedimento que auxilia a análise do Processamento Auditivo Central. Através da observação de processos , que ocorrem no córtex cerebral relacionados com a cognição, memória e atenção auditivas necessárias ao processamento auditivo central .